terça-feira, 24 de maio de 2016

DIA 3 - SALIR / SILVES

Boas companheiros/as do pedal

Dia 08 Maio 2016

Ao acordar, fui logo ver como estava o tempo, não estava a chover, já não era mau. Vestimo-nos e preparámos tudo para arrancar. Antes disso fomos tomar o pequeno-almoço, e no dito, vimos o livro de presenças dos demais caminhantes e bikers que ali pernoitam. Engraçado ver uma cópia do livro do ano passado e com caras conhecidas.

Nada mau!
 Miguel / Pedro / Fred
Nossa Anfitriã, Srª D. Graciete

O dia anterior tinha sido muito penoso, devido à carga de água que apanhámos, o terreno ficou mais pesado também devido a este factor.

Nem fica mal, os pneus castanhos na Laranjinha

Antes de iniciarmos  a subida, tivemos de tentar tirar o barro dos pneus, algo que mais à frente não iria servir de nada, mas no momento serviu. Engraçado esta imagem, é que no dia anterior andámos feito malucos a tentar secar os sapatos, para isto.

Irónico

Neste terceiro dia de viagem, tinham-me avisado que no inicio da etapa iríamos apanhar o piso muito barrento e confirmou-se. Para além desse problema, tivemos outro, mas resolveu-se bem, porque tínhamos gps. Durante a travessia nunca tinha reparado em placas vandalizadas, e no inicio desta reparei nisso.

Nesta foto, consegue-se ver a primeira subida do dia
Aqui trocaram a placa, era em frente

A subida fez-se bem, tinha brita e ajudou a sua progressão. Já no topo, ainda havia desta pedra a reforçar o trilho, mas acabou e lixamo-nos. Barro nos sapatos, nos pneus, até o sacana do São Pedro apareceu sem ser convidado.

Impossivel pedalar assim

Aqui terminou a brita, e logo a seguir mais uma carga de água,
para se juntar às dificuldades acrescidas

Neste dia fizemos mais três setores, Alte e São Bartolomeu de Messines, e como era domingo os pontos de referência para obter os carimbos estavam fechados. Em Alte colocámos um carimbo de um café onde parámos para comer algo.

Paisagem fabulosa

Primeiro setor de paragem Alte, chegámos a uma zona que tem uma especie de piscina natural, no Verão desse ser bastante agradavel dar aqui uns mergulhos, mas nesta época do ano e com a chuva que tem caído, nem por isso.

Ao chegar a Alte, lá fomos nós à procura do Posto de turismo e batemos com o nariz na porta. Fomos ao tal café e foi lá que carimbámos os passaportes. Se é legal ou não, não sei nem me interessa, querem fazer as coisas e depois não há condições, tipico.

Este céu, era normal para nós,
sempre carregado de água

A saída de Alte, lá fomos nós passar num dos locais mais loucos da Via, normalmete quem tira o track de btt pela página da Via, não há-de passar por lá, porque tem de ser na parte Pedestre. Desconhecia tal situação, mas se forem de bike, tirem o track dos setores pedestres, o track de bike desvia-vos destas maravilhas naturais.

Para ver os videos dessa zona.
Cliquem aqui  nos Videos mencionados em baixo

É o percurso antes de chegar aqui

Pouco depois estariamos em São Bartolomeu de Messines, e mais uma vez a bater com a porta no nariz, tudo fechado. Assim não há condições, ainda não mandei uma mensagem para a Entidade que gere estes caminhos, mas vou enviar e dar uma sugestão, como em caso do posto de turismo estar fechado, deixar em algum café próximo desse estabelicimento, assim há sempre solução.

Ao sair desta localidade, e passado alguns quilometros demos de caras com um dos locais mais bonitos da Via, a Albufeira da barragem do Arade.

Andámos alguns quilometros junto a esta paisagem magnifica, depois subimos tudo o que havia para subir, para voltar a descer tudo novamente, e aqui fomos dar à dita barragem. Clique Aqui

Durante a subida, depois da Albufeira
Depois da Barragem

Nesta zona andámos um pouco entre vales, e não faltava muito para mais uma daquelas de nos partir todo. Só havia um sentido, subir subir e subir. Muito antes de chegar a Silves, ainda tivemos de subir e descer imenso.

Magnifico
Mais uma piscina

Pouco depois, já se via povoação, Silves. Ao chegar, fomos lavar as bicicletas, e deslocámo-nos para a Residencial Vila Sodre. Como tinha trazido o fato de banho e ainda não tinha utilizado, aproveitei que a Residencial tem piscina, e passei-me por água para mnão sujar a piscina e siga... Acabo a minha crónica com um mergulho.