sábado, 13 de abril de 2013

Travessia Btt - Tróia / Lagos

Boas companheiros do pedal

Como deve ser do conhecimento daqueles que leem o blog, este ano não vou fazer nenhuma travessia para fora do país. Mas tinha em mente fazer algo cá, pela primeira vez.

Já há algum tempo que queria fazer a travessia Tróia - Sagres, mas evitar ao máximo estrada. Então foi aí que comecei a pesquisar sobre esse caminho.

Será que alguém já o fez em btt? Quantos dias demorou, que etapas é que fez e onde é que ficou a dormir. Eram estas questões que procurei resposta e encontrei no Forumbtt na crónica - Sudoeste é meu! Li e digeri a informação toda que achei. 

Agora tinha de criar a minha própria rota. Mas mesmo assim, eu não queria ficar a pernoitar em parques de campismo, porque também não queria ir muito carregado, quanto mais com uma tenda nas costas. Se ainda fosse uma bikamper da topeak, ainda ponderava nessa hipótese.

BikAmper - Topeak

Então lembrei-me que no último caminho para Santiago, ficamos num quartel de bombeiros em Chaves. Como ainda não tinha criado as etapas e ia tentar alojamento de uma só noite nos bombeiros, decidi terminar a etapa 1  em vila nova de milfontes, a 2 em Aljezur e a 3 e última em Lagos.

Bombeiros Flavienses 

Enviado os emails para estas incorporações de bombeiros, a solicitar pernoita de uma só noite em troca de um donativo significativo de 5€, como está estipulado no protocolo dos caminhos de Santiago. 

Tinha de arriscar, e a resposta foi negativa. Então, tive de alterar a 1 e a 2 etapa, para almograve e Arrifana, e a alternativa vai ser nas pousadas da juventude. Assim pagamos um pouco mais, mas temos um pouco mais de conforto. 

 Não necessitamos de ir carregados com o saco cama. A estadia dos três dias nas pousadas  ficam em 37€ a cada um, nada mau.

3 Etapas:
1 - Tróia / Almograve = 115km
20 Maio
 -
2 - Almograve / Arrifana = 60km
21 Maio
-
3 - Arrifana / Lagos = 90km
22 Maio
Regresso em 23 de Maio de 2013

Para esta viagem criei uma credencial, para ser carimbada durante o caminho, idêntica aos caminhos de Santiago, mas no final não recebemos nenhum diploma, mas fica como recordação. Será a primeira de muitas credenciais, espero eu.
Credencial Alusiva para esta travessia

Fiquem atentos às novidades
 ainda falta algum tempo para regressar aqui,

Até lá, Abraço

Sem comentários:

Enviar um comentário

PESQUISA