quarta-feira, 19 de setembro de 2012

1ª Etapa - Caminho Português Interior

Boas, companheiros do pedal. 
Então vamos lá contar, o que se passou nestes últimos dias!

Dica
 Cliquem nas imagens para verem com melhor resolução

- Mapa da 1ª Etapa -

Ansiedade!!!!  Fogo, nem imaginam.... 
Foi o segundo Caminho que organizei, mas este foi diferente, é praticamente novo. Sabia que ia haver imensas falhas no caminho. 

Estávamos ainda com algumas semanas para preparar as etapas. Os Albergues cá em Portugal, tinham de ser marcados com antecedência, e nada podia falhar neste aspecto. A preparação levou algumas semanas antes de seguir viagem em plena autonomia.

07h30 de 02 Setembro 2012, chegada a hora de ir para a Gare do Oriente, apanhar o Comboio. O desejo de partir era imenso, avizinhava-se mais uma epopeia. 

A viagem para Santa Comba Dão foi rápida. Ao sair do comboio, o querer de montar as nossas companheiras de viagem era imensa. Com tanto cuidado ao desmontar e demora, aconteceu o mesmo a montar!

Penso que passado uma hora, já estava tudo pronto para arrancar, com o primeiro destino a Sé de Viseu. A rota estava delineada, seria então nesta 1ª Etapa - Santa Comba Dão até Almargem, pensava eu que fossem 60km e enganei-me, no terreno é que se viu, passaram pouco mais dos 70km.

Ao entrar na Ecopista do Dão, assim conhecida esta ciclovia, tínhamos de percorrer 47,5 km para chegar à terra de Viriato.

Ao percorrer os meus 10km tive de parar para colocar o espigão do selim um pouco mais para cima, quando ao apertar o parafuso da kcnc partiu! 

Fiquei sei lá de que cor, fulo e lixado, em tão poucos km e já havia uma avaria. A minha sorte é que o suporte do meu alforge, é de garra e impedia que o espigão desce-se pelo veio do quadro. O meu companheiro de viagem, tinha uns elásticos, que foram colocados entre a escora e a protecção do suporte e assim evitava que a mesma protecção batesse no pneu. E serviu muito bem para os restantes quilómetros.
 










Situação resolvida, continuamos caminho. Para quem não sabe, esta Ecopista do Dão, é antiga linha férrea que fazia a ligação de Santa Comba Dão a Viseu. Passamos por antigas estações e apeadeiros, alguns aproveitados e transformados em Cafés. Parámos na Estação de Figueiró para abastecer e para assistir um pouco da Vuelta.

Oficialmente, este Caminho começa em Farminhão, uma terra que fica a 12 quilómetros de Viseu, mas as setas ou qualquer sinalização do caminho nem vê-las. E lá seguimos nós pela Ecopista do Dão.

Nesse preciso momento, já não queríamos a Sé, mas sim uma Sportzone para comprar um aperto de espigão, depois sim, rumaríamos à Sé.

Ao chegar, fui à procura onde podia pôr os nossos primeiros Carimbos do Caminho Português Interior de Santiago, e incrível que pareça não consegui na Sé, mas sim num pequeno Café muito simpático, que ao pedir o nosso primeiro Carimbo, foi-me oferecido uma saborosa limonada caseira, o Spínola já não teve a mesma sorte, quando lá fomos depois comer algo, já se tinha acabado.

Ao sair do Café, fiquei mais descanso ao avistar várias Vieiras e setas amarelas. Prosseguimos e naquele momento só pensávamos em acabar o mais depressa possível. Ao sair de Viseu "Cidade", entramos em trilho, um pinhal com o caminho muito rolante. Subidas naquele instante nem vê-las, pareciam que estava reservadas para a etapa seguinte, e estavam mesmo! :S

Passados 20 quilómetros de algum caminho misto, lá encontrámos a primeira de muitos estradões romanos, ao sair deste troço, fomos dar à estrada nacional e lá avistámos a Placa com a inscrição tão desejada - ALMARGEM.


Fiquei descansadíssimo, o fim da etapa estava próximo e naquela altura só faltava mesmo encontrar o Albergue, pensava eu!

Acostumado ao albergues Espanhóis, quando vi o nosso fiquei boquiaberto. Este caminho como é novo, alguns dos albergues ainda não estão prontos, então há as alternativas, neste por exemplo, era o salão de festas e o nosso beliche, foi o palco! O salão de festas era só nosso, assim não nos tínhamos de preocupar se o zé ou a Maria estavam a ressonar.

No que tocou ao jantar, ainda tivemos de ir a pé ao Café do Libório, por indicação do Senhor que nos acolheu na Associação de Almargem - Albergue improvisado. Lá fomos e perguntámos à Senhora Aurora se podia-nos preparar um jantar, a dita Senhora disse que sim, mas ainda ia demorar um pouco, o que para nós era excelente, porque ainda tínhamos de ir tomar banho e mudar de roupa. Dito e feito, à hora combinada descemos e fomos jantar. Na minha opinião, foi o melhor jantar do Caminho todo!

Refeição e atendimento 5 estrelas.


Vejam  na integra como foi esta 1ª Etapa - Cliquem AQUI



Sem comentários:

Enviar um comentário

PESQUISA