quarta-feira, 12 de outubro de 2011

2ª Etapa - Barcelos a Valença do Minho

Bem, a 2ª etapa seria mais dura... Saímos de Barcelos por volta das 08horas, já com o grande pequeno-almoço na barriga, e tínhamos tomado uma decisão: ir de Barcelos, passar por Ponte de Lima, enfrentar a temível Labruja e rolar por Rubiães até Valença do Minho.
No inicio do caminho apanhámos alguma estrada, como era de esperar, mas logo entrámos em trilhos já com sinaléticas do caminho de Santiago. Para contentamento de alguns, estávamos oficialmente a fazer o dito caminho. Efectuámos algumas paragens para as fotos da praxe, e rápido chegámos à Vila de Ponte de Lima, Vila essa com uma arquitectura medieval e banhada pelo rio Lima. Fizemos algumas paragens, posámos junto aos legionários lá "acampados" e fomos tomar um suminho de cevada junto ao Albergue dos Peregrinos. Desgraçados os que chegassem mais cedo, só podiam entrar depois das 17horas.
Retomámos o caminho e, ao avistarmos a tabuleta do Rio Labruja, sabíamos que estaríamos perto da famosa subida. Ao passar por baixo da autoestrada tivemos um cheirinho daquilo que nos esperava, uma subidinha um pouco íngreme que, com a temperatura alta que já se instalava, também não ajudava muito. Entretanto, chegámos a uma mercearia conhecida por ser o único local antes de se dar inicio à dita subida. Ao princípio, julgo que todos nós pensávamos que a subida era contínua e longa, mas nunca me passou pela cabeça que fosse tão difícil, e com um erro primário como não encher o camelbak por completo, fiquei sem fôlego no meio da subida e com muita sede. Ao chegar ao cruzeiro, pensámos que já tínhamos acabado com o martírio mas  enganamo-nos redondamente porque ainda havia a outra metade. Ao superar esta longa subida tivemos a recompensa de uma vista espectacular e de um tanque que transbordava água fresquinha, descoberto pelo Beto, junto do qual havia uma maceira, que bem que soube. Depois vinha a bonança, pensávamos nós, mas seguiu-se uma bela descida com algum grau de dificuldade. O Chico teve o primeiro furo do caminho e o Filipe quase que perdeu o saco-cama. 
Um dos principais objectivos desta etapa era chegar primeiro que o último elemento da viagem, que se ia juntar a nós em Valença, a Diana. A Diana veio a revelar-se uma surpresa nas descidas, se quiserem dar-lhe uma bike de downhill, ela manda-se sem pensar, insane!
Agora sim, o grupo estava completo...

Para ver as fotos, clique em: Barcelos - Valença do Minho

Continua


1 comentário:

  1. Cada vez mais tenho uma convicção, pro ano, também quero fazer a mesma aventura, ir a Santiago. Sem duvida uma experiência única e estão todos de parabéns, obrigado pela partilha,beijos Sucras

    ResponderEliminar

PESQUISA